Panacéia dos Amigos

segunda-feira

As aventuras de Jonny Quest

Um dos vários desenhos que marcaram toda uma geração. Era um desenho voltado para um público um pouco mais adulto, o que já se notava pela entrada do desenho que apresentava os aventureiros como personagens da vida real. Era uma apresentação semelhante aos seriados de aventuras da época.

Jonny Quest (no original, Jonny Quest, às vezes referido, mas nunca titulado, como The Adventures of Jonny Quest) foi uma série animada de TV de ficção cientifica/aventura sobre um garoto que acompanha seu pai em aventuras pelo mundo. Produzida entre 1964 e 1965 pela Hanna-Barbera Productions para a Screen Gems. O desenho causou certo impacto quando foi lançado por seus traços e animação realista, que destoavam do que os estúdios de Hanna-Barbera vinham fazendo até então. Houve mais duas séries, também chamadas temporadas: The New Adventures of Jonny Quest (br:As Novas Aventuras de Jonny Quest), de 1986 a 1987 e The Real Adventures of Jonny Quest (br: As Incríveis Aventuras de Jonny Quest), 1996 a 1997.


O desenho de 64/67 apresentava as aventuras do brilhante cientista Benton Quest que morava numa ilha no Oceano Pacífico e viajava pelo mundo em missões com projetos governamentais dos Estados Unidos. O maior adversário do Dr.Benton era o cientista oriental (China, talvez?) chamado Dr.Zin que, em uma referência a guerra fria, trabalhava para as “potências concorrentes” dos Estados Unidos.

Nestas missões o Dr.Benton era acompanhado por seu filho Jonny, um muito esperto, e por Roger "Race" Bannon, um ex-agente (?) do serviço secreto designado para proteger Jonny e o Dr.Benton em suas missões. Além de se envolver em várias situações de risco para cuidar de seus protegidos, “Race” mantinha um caso com a agente secreta Jade, o que foi de ajuda em alguns momentos.  animal de estimação da família era o pequeno Bandit que com sua curiosidade às vezes metia o grupo todo em encrencas.


Foi então que no episódio "Aventura em Calcutá", um pequeno indiano chamado Hadji foi adotado pelo grupo após salvar a vida do Dr.Benton de terríveis vilões e assim passa a acompanhar as aventuras de Johnny, tornando-se seu melhor amigo fechando a formação do grupo. O desenho foi produzido pelos estúdios Hanna-Barbera em 1964, mas passava no Brasil nos anos 70 e 80 e cada um dos 26 episódios tinha meia hora de duração que mostrava aventuras com um clima de ficção científica e alta tecnologia, além de referências à guerra fria e a ameaça comunista.

 

Uma nova produção sem a qualidade necessária foi realizada nos anos 80, mas foi nos anos 90 que realmente conseguiram revitalizar o personagem. Recordo-me de ler a respeito em 97, na primeira versão da Wizard Brasil (que eu assinava e só durou 13 números). Não tive ainda a oportunidade de assistir, mas trechos esparsos e releases que li me pareceram promissores.


Com produção de Hanna-Barbera associada com a Thurner e o Cartoon Network. O projeto inicial era produzir dois desenhos, um com o traço mais realista bem diferente do original e outro com o traço totalmente inspirado na versão clássica de 64. Só que nessa época, a Warner Bros. comprou os três estúdios e optou por mesclar  os dois conceitos num desenho apenas. Desta forma surgiu AS NOVAS AVENTURAS DE JONNY QUEST, com dois estilos de desenhos e histórias diferentes com 52 episódios divididos em duas temporadas.

 

A história é basicamente a mesma, a diferença é que os garotos são agora adolescentes sendo que Jonny Quest está com 14 anos e Hadji Singh com 16. Consequentemente o Dr. Benton Quest e Race Bannon estão mais velhos. O único a se manter o mesmo foi o bull terrier  “ Bandit” que passou a ter uma participação menor. A inovação veio com o surgimento de uma nova personagem, Jessie Bannon de 15 anos (filha de Race Bannon com a Dra. Estella Valasquez, que é arqueóloga). A personagem renovou a série e fez um grupo interessante com Hadji e Jonny.


As aventuras de Jonny Quest é mais um clássico do passado que foi revisto, e vale a pena relembrar ou conhecer..

Um comentário:

  1. Lembro que adorava ver As Novas Aventuras de J. Quest! O desenho passava nos anos 90 no Cartoon Network. Depois q acabou, nunca mais vi passar em lugar nenhum :(
    Sou fãzaça de desenho animada.
    Estes dias vi no Tooncast que desenhos dos anos 90 que passavam no Cartoon, passam lá agora, como A Vaca e o Frango; Du, Dudu e Edu; Johnny Bravo dentre outros.

    ResponderExcluir