Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

quarta-feira

Cenoura - Propriedades terapêuticas

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas 100 gramas desse legume.

Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.

A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.

A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.

Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.

Propriedades medicinais:

anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.

Indicações:

Diurético, contra vermes (vermífugo), auxilia a visão no escuro (vitamina A).

Expulsa lombrigas intestinais (tomar em jejum, durante 24 horas, de meio a um quilo de cenouras raladas).

Elimina oxiúricos (tomar regularmente em jejum, de manhã e à noite antes de deitar, uma ou duas cenouras).

Eficiente contra crescimento retardado em crianças, dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.

Contra a celiaquia (doença infantil) fazer sucos e/ou puré de cenouras com bananas.

Contra transtornos oculares, bom para gestantes e durante a amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário