Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Banana, um saboroso remédio natural

Fruta bastante conhecida não só por nós brasileiros, mas também por quase toda parte do mundo, a banana é um excelente alimento. Seus nutrientes e valor medicinal dá grande destaque para esta fruta.

A bananeira, planta que produz a banana, não é considerada uma árvore e sim, uma grande erva aonde suas folhas, compridas e largas, têm bainhas que se enrolam entre si, formando um pseudocaule que produz um leite poderoso, capaz de curar a tuberculose se usado em doses corretas. Mas seu caule verdadeiro é um rizoma subterrâneo que dá origem a novas bananeiras, por isso é fácil encontrar muitos filhotes da planta ao redor dela.

Suas folhas tem utilidade na culinária baiana, quando enrola-se a massa do abará para cozinhar, produzindo um sabor peculiar. As bananas se dispõem em cachos enormes que nos faz duvidar ser produzida por uma planta que nos parece tão frágil e seus cachos vêm acompanhados por um pêndulo, com um fruto especial na extremidade, conhecido como “umbigo da bananeira”. Este, cozido, é saboroso e rico em nutrientes, excelente complemento alimentar.

Existe inúmeras espécies de banana, além da prata, que é uma das mais saborosas, temos a banana maçã, banana da terra que é bastante rica em amido, banana nanica, banana d´água e tantas outras. Sua casca também é nutritiva e pode ser comida crua ou cozida, seja como legume ou como doce. Se você nunca comeu um doce de casca de banana, experimente, mas não se esqueça de colocar mel ou açúcar mascavo e nunca o tão nocivo açúcar branco.

A fruta é muito versátil, pode-se comer crua, sozinha ou em salada, misturada com outras frutas doces, nunca ácidas. É uma das poucas frutas que misturada com verduras e legumes, não produz desarmonia no metabolismo, raramente produzindo os gases tão indesejáveis e incômodos. Também pode-se comer cozida, frita (embora não seja recomendado por nós, devido a gordura saturada) assada, na brasa da fogueira, em doces, etc. A bananeira produz a banana o ano inteiro em fatura.

USO TERAPÊUTICO: A banana tem inúmeros benefícios, o prof. Alfons Balbach, fala em seu livro que já pode assistir uma criança subnutrida e doente, se recuperar alimentando-se somente com banana.

A banana é rica em vitamina C, possuindo propriedades antidiarréicas (especialmente em crianças). O consumo da banana é muito indicado para atletas, estimulando a produção de serotonina no cérebro.

As últimas pesquisas indicam que previnem derrame e é bom para a circulação. A própria casca da banana tem aplicação em caso de machucaduras. Na parte interna da casca da banana existe uma substância que se for raspada com uma colher e coloca em feridas ou queimaduras, pode melhorar rapidamente, inclusive queimadura solar.

Além disso a banana é excelente para os rins, seja retenção urinária ou nefrite. Também para diarréias crônicas (se as bananas estiverem mais verdes) e bom para prisão de ventre (se tiverem bem maduras).

2 comentários:

  1. e dai isso nao tem nada a ver com mitos , misterios ou lendas urbanas

    ResponderExcluir
  2. Karol, muito obrigado pela sua participação.

    De fato, não tem nada ver. Mas a panacéia lida com vários assuntos. E a qualidades terapêuticas da banana estão na "panacéia da medicina natural".

    Abraço

    PM

    ResponderExcluir