Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Alface e propriedades curativas

A alface é rica em vitaminas e fonte de ferro e minerais.

Tem um grande poder de limpar os intestinos.

Fortalece o sistema nervoso e a musculatura.

Ajuda a digestão.

É um grande calmante para os nervos.

Combate a insônia.

É indicada contra as doenças do coração e dos rins.

A cataplasma de alface é indicada para contusões, inchaços, irritações e rubores da pele.

Propriedades da alface

Folhas - Arteriosclerose, nefrite, uretrite, hemorróidas, gastralgias, bronquite, artrite, gota, acidose, eczemas, diabetes, bócios e varizes. Para uso interno, saladas, podendo ser consumidas diariamente , ou tomar chá na proporção de 100 g de folhas para 1 litro de água e ingerir 3 xícaras diariamente.

Talos - Insônia, palpitação, gripe, reumatismo, irritabilidade, tosses - Tomar suco , 1 a 3 vezes por dia. Impulsos sexuais diários e asma - Cozinhar 50g de talos para 1 litro de água, e tomar 1 xícara pouco antes de deitar.

Folhas e talos - Bronquite com tosse e secreção - Para uso interno, adicionar 2 cabeças de alfaces com os talos, em 1 litro de água fervente, até que a água rezuda na evaporação na metade do seu volume inicial, e adoçar com mel. Tomar 1 xícara 4 vezes diários. Epilepsia, ansiedade, angústia, irritabilidade e hipocondria. - Para uso interno, suco fresco de alface, tomar uma xícara 3 a 4 vezes diariamente.

Indicações: agitação, conjuntivite, espermatorréia, hipocondria, insônia, icterícia, nevralgia intestinal, nervos, palpitação do coração, priapismo, reumatismo, tosse, tensão nervosa, vertigem, nevralgia intestinal.

DICAS:

Para insônia, fazer um chá fervendo rapidamente duas folhas de alface fresca em uma xícara de água. Tomar morno na hora de deitar-se.

A salada de alface deve ser temperada com pouco azeite, vinagre e sal.

Para fazer a cataplasma, basta ferver por cinco minutos algumas folhas de alface com pouca água. Deixar amornar, untar as folhas com azeite de oliva, estender sobre uma gaze e aplicar na região atingida. Deixar agir por mais ou menos uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário