Panacéia dos Amigos

quinta-feira

Circo de teatro, Tubinho, o rei do riso.

Nestes últimos dias, o sorriso tem sido fácil para mim. Tenho tido a feliz oportunidade de assistir os espetáculos do circo teatro do Tubinho, o rei do riso. O palhaço Tubinho é o personagem principal de diversas peças apresentadas diariamente e pude assistir quatro delas. A satisfação é garantida com gargalhadas gerais. O palhaço Tubinho é, em minha opinião, um dos melhores personagens cômicos já criados. Seus bordões são hilários, os maneirismos, as caras e bocas são divertidas por si.

Os atores do elenco complementam perfeitamente esta sintonia de talento. É como um time de futebol coeso em que cada um faz sua parte na jogada de gol, e o artilheiro é o ator José Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, que não satisfeito em apenas fazer o gol, dribla, ginga, e encanta o público como os melhores craques. Ah, e ainda é o técnico do time já que é o diretor das peças, haja trabalho!

Para os que não conhecem, a tradição do Circo Teatro Tubinho vem de longe e esta é a história: O Circo de Teatro Tubinho foi criado em 1959, por Juve Garcia, encerrando suas atividades em 1978, em Curitiba. Pouco antes de sua morte em 1994, Juve, ainda no hospital, passou o nome de Tubinho a seu sobrinho Pereira França Neto. Através de uma junção entre Pereira França Neto, sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 de junho de 2001 renascia o Circo de Teatro Tubinho na cidade de Arapoti (PR) com a peça "E o Tubinho Apareceu". Sendo erguida de novo a lona o que colocou novamente os Pereira na estrada. Contando hoje com mais de 90 peças no repertorio tradicional de circo de teatro (ou teatro de circo), esta grande família com 35 pessoas leva ao palco debaixo de uma lona de 20m x 26m com espaço para 500 cadeiras o cico-teatro feito em sua essência, com dramalhões, dramas, tragédias, melodramas, comédias, chanchadas e infantis.

Além de oferecer espetáculos teatrais todos os dias, o Circo Teatro do Tubinho oferece uma OFICINA DE CIRCO TEATRO para a cidade aonde realiza sua temporada, além de parcerias com escolas com peças especiais para alunos e professores gratuitas para as escolas públicas e também realiza parcerias com o comércio local promovendo os patrocinadores durante os espetáculos.

A cada dia, uma peça nova é apresentada, não há repetição. Sempre um novo espetáculo. Gargalhamos com as peças cômicas, nos emocionamos com as precisas e comoventes atuações dramáticas e nos encantamos com as infantis, mas sempre ficamos satisfeitos.

Vejam que interessante! As histórias do palhaço Tubinho, ainda que cômicas, ocorrem na vida real, e Tubinho, um palhaço, em momento algum é identificado como tal. É como se uma figura mítica da alegria, o palhaço, de repente pousasse no dia a dia das pessoas fazendo graça, aprontando mil, divertindo sem limites. Isto torna o Tubinho uma figura mágica em meio à vida “real” dos personagens, este contraste realçam com cores mágicas o cinza da vida dando encanto ao personagem nos paralelos de um Didi Mocó e, se me permitem a ousadia, um Carlitos. Mas, devo adicionar, como disse minha adorável esposa, que este aloprado palhaço parece ou provavelmente tenha algum Saci-Pererê no bolso para aconselhá-lo de vez em quando...

Ingênuo, malicioso, divertido, dramático, furioso, medroso...etc? Do que você precisa para ser feliz hoje? Estará lá. O palhaço Tubinho, o rei do riso esconde todas estas facetas no seu baralho de peças habilmente escondidas nas mangas da diversão e quando você menos espera surge um ás, um coringa...neste universo fantástico aonde as surpresas nunca acabam!

Sempre atingindo grande sucesso no interior paulista, em suas temporadas o Circo de Teatro Tubinho comemora os 50 anos do personagem principal, o palhaço Tubinho. Neste momento, eles estão por aqui e a alegria está garantida. Se vocês tiverem a sorte de receberem em suas cidades, este maravilhoso espetáculo não perca a chance! Procurem conhecer mais sobre este trabalho no site oficial, nos vídeos do You Tube. Vale a pena, eu garanto!

Visitem o site: www.tubinho.com.br

9 comentários:

  1. Obrigado Paulo!

    Fiquei feliz pelas palavras de carinho !

    Recebe meus agradecimentos bem como os de minha familia em geral!

    Valeu mesmo!


    Tubinho

    ResponderExcluir
  2. qundo voce vai voltar em jau com seu circo que é muito bom abraço do nenonho.....joao curimbaba de jau

    ResponderExcluir
  3. Pow...vcs nem foram embora de Ibiuna e ja estamos com saudades...

    Mas em São Roque estarei la....dia 23/07/2010

    Abração tubinho....melhor circo que ja fui na minha vida...

    ResponderExcluir
  4. eu quero agora saber q idade pode entrar hj aii

    ResponderExcluir
  5. Fabiana quando vcs vao voltar em Botucatu ta demorando muito beijos amo vcs

    ResponderExcluir
  6. venham na minha cidade pilar do sul-sp

    ResponderExcluir
  7. TUBINHO VOLTA AVARE-SP ESTAMOS COM SDDS

    ResponderExcluir
  8. TENHO 74 ANOS. VI O TUBINHO EM PEÇA AGORA EM 25/11/12.ESTIVE MUITAS VESES NO CIRCO GARCIA. MAS O TUBINHO QUE VI TEM 99% DO MAIOR PALHAÇO QUE O BRASIL TEVE. PIOLIM!!!
    PIOLIN PERSONIFICADO EM TUDO.FELIZ POR TER ASSISTIDO EM SUAS TIRADAS,CINICO,GOZADOR
    E RAPIDO EM SITUAÇÕES FORA DO ESCRIPTE.

    ResponderExcluir