Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Não respeito idade! Respeito identidade! E integridade.

Outro dia, comentava-se sobre os costumes indianos (discussão potencializada desde a estréia da novela global "Caminho das Índias") e especificamente do profundo respeito aos mais velhos.

Bem, devo lhes dizer que não concordo com isto, em parte disto, ao menos. A síntese é esta: Não respeito idade! Respeito identidade! E integridade.

O que quero dizer com essa assertiva é o seguinte: Não concordo em simplesmente respeitar ou seguir alguém apenas pela idade e sim, pela identidade da pessoa, sua história, sua personalidade, suas atitudes.

São estas características e não uma simples contagem de tempo quanto a idade que gera o meu respeito. Falando francamente conheço várias pessoas de mais de 50 e 60 anos que não tem mais maturidade do que jovens de 15 anos e não se trata de senilidade! Trata - se mesmo de falta de caráter e um tipo de imaturidade que nem anos e anos de experiência tratam de melhorar ou fazer crescer!

Agora, vale ressaltar que o que quero dizer quanto a respeitar integridade. Não estou sugerindo que alguém de terceira idade, por mais desprezível que sejam suas atitudes deva ser agredido ou ter sua integridade atingida de forma alguma! Seja moral ou fisicamente.

O que estou definindo é que o respeito que tenho e que afirmo que deve se ter em qualquer circunstância é em relação à integridade física da terceira idade, com direito a saúde e cuidado.

Mas o respeito "venerável", que aprecia e segue conselhos e respeita opinião, isto somente para aqueles cuja história de fato, demonstra que, apesar de erros eventuais, não falta a pessoa o mínimo de caráter e princípios.

Todos, não somente os idosos, devem ser respeitados em sua integridade! Mas, alguns outros além disto, devem ser venerados e amados pelo exemplo digno de nota vindo de sua identidade!

Definitivamente, em qualquer idade e para qualquer um: NÃO RESPEITO IDADE! RESPEITO IDENTIDADE! E INTEGRIDADE.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente! O respeito não está na idade e sim no comportamento e caráter das pessoas. Se alguém mais velho não me respeitar como ele pode querer respeito? Se não respeitar os mais novos como vou querer que eles me respeitem? Acertadíssimo!

    ResponderExcluir