Panacéia dos Amigos

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segunda-feira

História do RPG

Um pouco da história do RPG que levantei na internet e outras reminiscências:

Pré - 1974

• 1970: Dave Arneson e amigos começam a jogar um proto-D&D no jogo Twin Cities

• 1971: Surge Chainmail

• 1972: Chainmail recebe os elementos de fantasia em forma de um suplemento

• 1973: Gygax une o jogo de Arneson com as regras de Chainmail

1974

• Dungeons&Dragons, o primeiro jogo de RPG como conhecemos hoje, é publicado em janeiro

1975

• D&D começa a angariar jogadores vindo dos jogos de guerra. Greyhwak é o cenário que mostra sinais de expansão. Todos os outros RPGs da época são derivações de D&D

• Surge Boothill, o primeiro RPG de Western e Em Garde! O primeiro de espadachins

• Greyhawk, o primeiro suplemento oficial de D&,D surge seguido de Blackmoor, que traz o primeiro cenário

• Tunnels&Trolls e Emprire of the Petal Throne leva as regras de D&D a níveis mais elaborados de campanha

1976

• D&D continua crescendo e atraindo cada vez mais jogadores, surgindo então os primeiros jogadores iniciantes, ou seja, que não vieram de um background dos jogos de guerra

1977

• Começam a surgir cenários "stand alone" e sistemas de jogos mais complexos

• Traveller faz o gênero de ficção científica decolar

• Sinais do primeiro boom no mercado, o de "fantasia genérica"

• Suprhero: 2044 é oprimeiro jogo baseado em super heróis.

• Surge o D&D Basic set

• Chivalry & Sorcery é o primeiro livro de regras para o Advanced D&D

• Surge o Monster Manual que é usado como suplemento de D&D até que os outros livros de AD&D apareçam

1978

• Surge Runequest

• Começam a aparecer os elementos de apoio ao mestre e jogador ( escudo, folhas de personagem e cenários)

• Gamma World é o primeiro RPG pós apocalíptico

• D&D é o primeiro jogo a ter uma distribuição maciça , invadindo até mesmo a Europa. Mas a TSR começa a se debruçar em seu novo e promissor produto, o AD&D

• AD&D Players Handbook aparece

• Starships&Spaceman é o primeiro jogo no estilo trekkie

1979

• Este é um importante ano para o RPG pois D&D é agora conhecido nacionalmente nos EUA, começam a surgir os profissionais do mercado e as convenções. A mídia está maravilhada com este novo jogo e as vendas são estratosféricas.

• Bushido RPG é o primeiro jogo de fantasia oriental

• Gangster! Chega como o primeiro jogo detetivesco, e Commando é o primeiro a usar a temática militar

• AD&D Dungeon Master Guide conclui a trilogia sagrada do RPG

• Villains&Vigilantes surge com a inovação de se montar personagens com as características dos jogadores

1980

• Este ano é considerado o que teve o pico de interesse da mídia no RPG

• Dallas é o primeiro RPG licensiado

• Rolemaster chega ao mercado

• A primeira mega campanha de Greyhawk World of Greyhawk. Os jogadores passam a descartar sistemas mais simples em prol dos mais complexos ( e complicados)

1981

• É fundada a RPGA – o primeiro clube de jogadores – pela TSR

• Outras editoras descobrem o RPG

• Call of Cthulhu é o primeiro jogo de horror

• Mechanoid Invasion (da Palladium) é o primeiro jogo baseado em robôs gigantes

• Cai a popularidade das aventuras solo que até aqui seguiam um caminho estável

1982

• Star Trek RPG

• Champions RPG

• Curiosidade: Alma Mater (um jogo de humor mas de gosto duvidoso) foi o primeiro jogo banido da GenCon.

1983

• Palladium RPG

• Primeira campanha baseada na Terra-Média

• Surge na Europa as aventura-solo que foram traduzidas aqui no Brasil

1984

• Rolemaster RPG

• Mekton ( primeiro "mecha/mangá" RPG)

• Marvel Super Heroes

• Twighlight 2000 o melhor RPG militar

• Chill RPG ( horror com pitada de bom humor)

• Toon

• Paranóia

1985

• O mercado se contrai e muitas editoras pequenas desaparecem

• Battletech a versão em caixa que também foi traduzida no Brasil desponta como sucesso

• Pendragon RPG

• DC Heroes

1986

• GURPS aparece nos EUA

• Warhammer (famoso jogo britânico de fantasia e que trouxe os jogos de miniaturas)

• Battletech RPG

• Car Wars

1987

• Star Wars RPG

• Talislanta

• O mercado segue com AD&D na liderança, seguido por Warhammer, GURPS e Rolemaster

1988

• Cyberpunk

• Ars Mágica

• Curiosidade: Bullwinkle and Rocky RPG. O jogo era tão simples que quase não tinha regras (mas tinha marionetes)

1989

• Space 1889

• Shadowrun

• Começa o mix entre cenários de fantasia e ficção

1990

• TORG

• RIFTS

• Até então nada foi escrito que fosse mais engraçado que Paranóia

1991

A partir de 1991 surge o RPG no Brasil, com GURPS e AD&D. Em 1992 acontece o I USPCON e lá estava eu. Era tudo muito empolgante. Encontrar outras pessoas envolvidas com a mesma novidade, compartilhando as experiências mais alucinadas de jogo e vivência de grupo de jogo.

Na ocasião, conheci meu amigo Alex Sunder, (Veja entrevista na "Panacéia das Entrevistas" que entre outras qualidades como artista plástico, e desenhista de Hqs, ainda por cima, um grande mestre de jogo e jogador notável) devidamente trajado com roupas vampirescas (Afinal, ele mestrava a última novidade na época o sistema "Vampire") e cabelo vermelho. Talvez, devesse citar ainda o bom aproveitamento que ele deu a lousa do local, na qual gravava o número de jogadores mortos em ação em suas aventuras. Os jogadores não eram muito bons e o mortos já ocupavam boa parte do espaço! Ah, os velhos e bons tempos.

Além disto, pude jogar pela primeira vez o sistema "Call of Chtulu" (não joguei mal, mas o fim foi inglório) e à tarde, uma aventura de AD&D (nesta, diga-se de passagem, joguei muito bem), na qual, entre mais de seis personagens restarão dois e um terceiro do qual tivemos clemência.

Depois deste evento, o RPG se estabeleceu de vez em nosso país. Alea jacta est. E como dizem: O resto é história!

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