Panacéia dos Amigos

terça-feira

The Chronicles of Amber - Roger Zelazny

The Chronicles of Amber é uma série de 10 livros escrita por Roger Zelazny, ganhador de diversos prêmios Hugo e Nebula (Premiações para Ficção Científica e Fantasia), que inspirou game e RPG homônimo, além de, uma legião de “seguidores fanáticos” da mitologia em todo mundo.

Roger Zelazny

O personagem principal da história desperta, sem memória, em um hospital, após um acidente de carro. Para o espanto dos médicos o paciente que apresentava um quadro crítico está recuperado de todas as lesões poucas horas depois. Tampouco ele entende o que está acontecendo e resolve fugir do hospital, acaba por descobrir no fichário que foi internado por uma mulher chamada “Flora” e tendo o seu endereço se dirige para lá. É recebido efusivamente por ela que o chama de Corwin e sai, sem maiores explicações, deixando o então Corwin em sua casa. Intrigado com tudo isto, Corwin resolve investigar a casa e numa gaveta encontra um baralho que chama-lhe a atenção. Não é um baralho comum, as figuras desenhadas nele são estranhamente familiares, e parecem vivas...na verdade ele mesmo parece ser uma das figuras!

No decorrer desta fascinante história, Corwin descobrirá que Flora é, de fato, sua irmã, e que ele possui outros irmãos. Na verdade, eles não são humanos, são muito mais do que isso: são deuses! O reino de Amber, onde todos eles vivem, é o reino primordial, surgido a partir do reino do caos. Todos as outras realidades e mundos são sombras de Amber e estão sob controle dos dos habitantes do reino. Corwin, Flora e os outros fazem parte da descendência de Oberon, Rei de Amber. Acontece que Oberon desapareceu há mais de duzentos anos, e assim, Corwin seria seu herdeiro natural, no entanto, seu irmão Eric resolve tomar a iniciativa da luta pelo reino atacando Corwin que sobreviveu, a custa de sua memória, e agora, tendo-a recuperado, resolve retomar o conflito pelo poder.

Este é apenas o ínicio, ainda no primeiro livro, deste épico sobre a história de Corwin e seu filho Merlin no Reino de Amber.

Esta obra é comparável ,e para alguns, até supera, a Trilogia de J.R.R.Tolkien, “ O Senhor dos Anéis”, pois lida com personagens ainda mais épicos e complexos, deuses, enfim. E o faz, com maestria ímpar numa obra primorosa, rica em detalhes, ficção cientifica, mitologia, e aventura.

Ainda não há livros traduzidos, mas vale a pena tentar conseguir os originais. Li um resumo dos livros e possuo o “Knight of Shadows”. Posso afirmar que a trama é fabulosa. O livro é daqueles raros, na verdade, que o deixa absorto, totalmente envolvido com a história.

Os livros que formam a Chronicle of Amber , são formados pelos primeiros cinco livros que descrevem as aventuras do Príncipe Corwin de Amber que são:

1970 Nine Princes in Amber

1972 The Guns of Avalon

1975 Sign of the Unicorn

1976 The Hand of Oberon

1978 The Courts of Chaos

E a Segunda série que conta a história do filho de Corwin, Merlin, um mago e expert em computação:

1985 Trumps of Doom

1986 Blood of Amber

1987 Sign of Chaos

1989 Knight of Shadows

1991 Prince of Chaos

Zelazny escreveu também histórias curtas dentro do multiverso de Amber:

1993 "Prologue to Trumps of Doom"

1994 "The Salesman's Tale"

1994 "The Shroudling and The Guisel"

1995 "Coming to a Cord"

1995 "Blue Horse, Dancing Mountains"

1996 "Hall of Mirrors"

2005 "A Secret of Amber" –Um fragmento de história co-escrita com Ed Greenwood

Vale esclarecer que a obra de Roger Zelazny não se restringe a Amber, ele escreveu vários outros livros de ficção cientifica e era próximo e venerado de escritores mais jovens tais como Neil Gaiman (Sandman). Procurem ler, será uma experiência inesquecível, disto estou certo.

E lembrem-se:

Quem lê um livro comunga com a alma deste, e desta comunhão renova a sua própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário